quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Após um logo inverno, AS 7 IGREJAS voltam a ser desenhadas (e uma refrexão sobre o mangá no Brasil)

Depois de um longo e penoso período de apatia, finalmente AS 7 IGREJAS podem sair do papel. A tão aguardadas férias de fim de ano começou para oferecer pelo menos meio dia de tempo livre. "Falta a maldita coragem..." como diz Glauber em uma rede social (Facebook?). Esse período de não produção também é chamado de "inverno", imbolizando a natureza dormir. Aí no caso, a inspiração. 
Glauber explica porque AS 7 IGREJAS foi interrompida bruscamente: "Faz um ano de curso de logística pela ETEC João Gomes de Araújo, e outros problemas pessoais (depressão, crise de meia-idade[ouvindo Faith No More...], desânimo, a morte do pai) são como uma caixa d'água fria de 1.000.000.000 L(Um bilhão de litros) - o suficiente para dar uma puta esfriada nos ânimos. Puta Merda, já tenho 30 anos e estou fazendo as mesmas cagadas de adolescente? Peraê! Penso seriamente abandonar essa vida autodestrutiva sim... só não sei como. Por isso que não crio nada. Enquanto não me decido, vou tentar tocar 7 Igrejas pra frente - sem aquela garra de antes..."  

A relatada falta de coragem se deve o peso da idade - ele já tem 30 anos - sobre sua consciência pesada
diante da sua realidade pessoal, somada a frustração, como artista, como pessoa. "Sinto que o mangá tornou-se coisa fútil pra mim, após 12 anos alimentando um sonho que se tornou maldição. Hoje em dia, mo mangá e o anime virou papinha de adolescente mimado pelo papai bancário, ou pela mamãe socialite, e que me afasta cada vez mais de grandes espaços por causa das pessoas, não da minha arte... Algo como se uma voz me dissesse 'Torne-se um adulto e constitua uma família!'. É bem assim mesmo que está minha consciência.
 
Essa molecada que se masturba assistindo D-Gray Man, Naruto, Death Note, Angel Sanctuary - se bem que AS 7 IGREJAS tem um pé enfiado nesse mangá da Kaoru Yuuki - e... ah! Saint Seiya, se rotula 'Otaku' não sabe nem 0,0000000001 % sobre a cultura japonesa. Ah, tá louco!" O que muitos menininhos e menininhas que se derretem vendo animes mal sabem da veracidade do desabafo amargo de um homem na meia-idade tendo que aguentar sozinho suas crises. Só a Crise da Meia-idade? E a crise financeira, crise de desãnimo... "Não ando mais motivado pra desenhar merda nenhuma...", finaliza. O que realmente importa que já está circulando o episódio 3, no formato PDF para deleite dos fãs de mangá nacional. O episódio 4 e 5 estão ajeitados; falta desenhar... Mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário